1) Terapia Ocupacional no
SUS – avanços e desafios profissionais na Saúde
a. Estado democrático e Saúde como direito de todos;
b. Fortalecimento do
terapeuta ocupacional no SUS;
c. Política Nacional de Atenção Primária;
d. Política Nacional de
Promoção da Saúde;
e. A Intersetorialidade das
Ações de Saúde;
f. Política Nacional de Atenção Hospitalar, Rede de Atenção ás Urgências
e as Emergências;
g. Estado, políticas de saúde, organização, fiscalização, vigilância e a
gestão na saúde;
h. Saúde Suplementar;
i. Saúde do profissional e estudante de Terapia Ocupacional
2)
Políticas de Cuidado e
Atenção a Grupos Específicos
a. Rede Cegonha e a Atenção à gestante e de atenção à criança; Saúde na
Primeira Infância;
b. Saúde do adolescente e do jovem;
c. Atenção Integral à Saúde da população idosa;
d. O terapeuta ocupacional em Saúde Mental e na Rede de Atenção
Psicossocial;
e. Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas;
f. Rede de Cuidado a Pessoa com Deficiência; Plano Nacional dos Direitos
a Pessoa com deficiência – Plano viver sem limite, RBC – Reabilitação baseada
na Comunidade;
g. Saúde do Homem, saúde da mulher e gênero em saúde;
h. O terapeuta ocupacional na atenção à saúde Indígena e às comunidades,
quilombolas, dos povos: do campo e da floresta, nômades e/ou extrativistas;
3) Terapia Ocupacional e Contextos Sociais
a. Terapia Ocupacional no campo social: fundamentos, recursos
metodológicos; práticas comunidades, grupos sujeitos;
b. Intervenção com comunidades, grupos e sujeitos em defesa
de direitos e cidadania;
c. Desenvolvimento sociambiental, socioeconômico e
sociocultural de pessoas, famílias, grupos e comunidades;
d. Comunidades tradicionais e a intervenção em Terapia
Ocupacional;
e. Articulação das ações territoriais, na comunidade e
sociedade civil: interdisciplinaridade, construção de redes e
intersetorialidade;
4) Terapia Ocupacional no
SUAS – avanços e desafios profissionais na Assistência Social
a. A Política Nacional da Assistência Social e a inserção do terapeuta
ocupacional;
b. Programas e ações vinculados à Política de Proteção Social Básica e a
Terapia Ocupacional;
c. Programas e ações vinculados à Política de Proteção Social Especial e
a Terapia Ocupacional;
d. Assistência social,
cidadania e inclusão social e práticas terapêuticas ocupacionais;
5)
Terapia Ocupacional nas
Políticas, nos Programas e nas Ações Artísticas e Culturais – avanços e
desafios profissionais
a. Pontos de Cultura, Espaços Culturais entre outros;
b. Promoção e avaliação da
arte como estratégia, recurso e outras finalidades;
c. Terapia
Ocupacional e Políticas de Lazer e Cultura: desafios profissionais nos espaços
de convivência, lazer e cultura;
d. Criação,
difusão, mediação por meio das artes e da cultura e grupos populacionais;
e. Terapia
Ocupacional em ações na interface corpo e arte;
6)
Terapia Ocupacional no
Sistema de Justiça e Segurança Pública
a. Política Nacional de Segurança Pública, comunidades vulneráveis e
violência;
b. Populações em situação de
privação da liberdade e atuação do terapeuta ocupacional;
c. Defesa da mulher, violência contra a mulher, questões de gênero e
violência;
d. Sistema de atendimento e
ações socioeducativas;
e. Direitos e cidadania de
grupos específicos da população;
7) Terapia Ocupacional nas
Políticas, Programas e Ações de Trabalho e Emprego
a. Desafios para inclusão no trabalho, a reabilitação
profissional e atuação dos terapeutas ocupacionais;
b. Políticas de Previdência Social, avanços e desafios dos
profissionais no INSS e seguridade e saúde;
c. Estratégias da economia solidária, associativismo e
cooperativismo;
d. Desenvolvimento
sustentável e políticas relacionadas ao meio ambiente;
e. Oficinas de geração de renda e as populações em situação
de vulnerabilidade social;
f. Prevenção, assistência e vigilância aos agravos
relacionados ao trabalho, saúde do trabalhador;
8) Terapia
Ocupacional no Sistema Educacional – avanços e desafios da educação pública
brasileira
a. Inclusão escolar e a Política Nacional de Educação
Especial e
sala de recursos multifuncionais;
b. Ações e práticas terapêuticas ocupacionais na escola
pública;
c. Sistema privado de ensino e a atuação do terapeuta
ocupacional.
9)
Terapia Ocupacional
e seus Pressupostos Teóricos e Metodológicos
a. Fundamentos teóricos e metodológicos;
b. Atividades e recursos: conceitos, práticas e formação;
c. A clínica e a política na produção de cuidado em Terapia
Ocupacional;
d. Terapia Ocupacional
e os desafios na contemporaneidade;
10)
Formação, Graduação, Pós-Graduação
e Pesquisa em Terapia Ocupacional
a. Desafios do Ensino Superior e a inserção, a ampliação e o
fortalecimento de cursos de graduação em Terapia Ocupacional no país;
b. Propostas inovadoras em metodologias de
ensino-aprendizagem;
c. Terapia Ocupacional
no Desenvolvimento Científico e Tecnológico: desafios profissionais para
inovação, tecnologia, empreendedorismo e pesquisa;
d. Pesquisa em Terapia Ocupacional: Reflexões,
produções e estratégias;
e. Cursos de pós-graduação lato sensu e residências profissionais;
f. Especialidades
Profissionais e formação continuada;
g. Práticas de Extensão e a formação do Terapeuta Ocupacional na
comunidade e no território;
11) Interdisciplinaridade, Ações Integradoras e a
Terapia Ocupacional
a. Terapia Ocupacional e Gestão nas Políticas Públicas;
b. Integração entre setores, políticas e propostas
interdisciplinares e interprofissionalidade;
c. Práticas baseadas na intersetorialidade e
transdisciplinariedade;
d. Terapia Ocupacional no Desporto e
Paradesporto;
e. Terceiro setor e Terapia Ocupacional;
f. Empreendedorismo e Terapia Ocupacional;
g. Terapia
Ocupacional: Ações em situação de Desastres;
h. Terapia Ocupacional e Direitos Humanos.
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